quarta-feira, 2 de março de 2011

Sindicato (cont)

   A experiênçia nos mostra ao longo da história que, quando não temos sindicato, os direitos dos trabalhadores não são respeitados e a exploração não tem limite.
   Da mesma forma, quando os sindicatos são fracos, desorganizados, com pouca  representatividade, corporativista, atrasados (não acompanham as mudanças que estão acontecendo no mundo do trabalho) ou se isolam da  sociedade, quem sofre com isso é o trabalhador que  não consegue ter as suas necessidades atendidas.
   Por isso uma das saídas é tornar o sindicato forte, organizado, representativo e de luta, para que seja um instrumento capaz de fazer valer os direitos dos trabalhadores.
   Sindicato organizado é aquele que contém as exigências de nossa época, é aquele que:


   - Que esta organizado nos locais de trabalho;
   - Atua em conjunto com os sindicatos do ramo de atividade ao qual pertence;
   - Assegura a ampla e democrática participação dos trabalhadores;
   - tem alto percentual de sindicalização e busca sua auto-sustentação através de contribuições voluntárias dos trabalhadores;
   - Age de forma planejada, respondendo com agilidade aos contecimentos e fazendo um atendimento de qualidade para seus associados;
   - Busca permanetemente a proteção dos direitos e a ampliação das conquistas, através da mobilização, da pressão e da negociação. 
                                                            

   Quais instrumentos de ação e de luta que um sindicato bem organizado pode utilizar para defesa  dos interesses da classe trabalhadora?              

                                                                      em breve



                                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário