domingo, 19 de junho de 2011

Trabalhador da saúde

Orgulhosos e acostumados a encarar com valentia os riscos decorrentes das tarefas cotidianas, os trabalhadores da área da saúde, colocam em risco sua própia saúde. Nas duras batalhas do dia a dia do trabalhador da saúde, muitos são aqueles que lidam com doenças graves de fácil contágio como a hepatite, tuberculose, infecções bacterianas diversas. Enfrentam também o risco biológico, que embora seja o mais gritante, não se constitui o único.
  Nos hospitais os trabalhadores se expõem a gases anestésicos nos blocos cirúrgicos e experimentam o ruido das lavanderias, das caldeiras e cozinha. Enfrentam também o contato com radiações ionizantes nos setores de radiologia, radioterapia, medicina nuclear e o contato com poderosas drogas citostática nos setores de quimioterapia.Além disso, há o manuzeio de diversos remédios e produtos químicos. Tudo isso, alia-se as atividades pesadas de enfermagem, ao trabalho noturno e ao regime de rodizio de turnos, fato comum na vida dos trabalhadores da saúde, que ainda tem que conviver com o estresse decorrente do convívio permanente com pessoas que se encontram em situações limites de sofrimento e de morte. Isto sem falar na falta de matériais, fato comum no dia a dia dos trabalhadores de hospitais público ou privados.
 A tudo isso acrescenta-se ainda os baixos salários desses profissionais da saúde, que diminuem o padrão básico de consumo de suas familias, obrigando esses profissionais se desdobrarem em uma rotina pesada de trabalho, em múltiplos empregos e com fadiga constante, para suprir suas necessidades básicas e de sua familia. A situação certamente seria outra se tivéssemos salários justo. É certo que os riscos por nós enfrentados na profissão em nada mudaria, mas com certeza sentir-nos íamos mais fortalecidos e menos estressados em nossas atividades diárias se contassemos com uma remuneração justa. Mas ao invés de nos conceder um bom salário, os patrões sugam toda nossa energia e cada vez mais negam os direitos dos trabalhadores da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário